Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Do sol a energia eléctrica


  Muito se tem falado de energias renováveis nos últimos tempos, principalmente a que e produzida através de fontes naturais e praticamente baratas. Pois e, com o acentuado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação sociais em particular, há cada vez mais necessidade de acesso a qualquer rede eléctrica em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, (são aparelhos celulares, Ipod’s, I-pads, computadores e mais), grande parte dos aparelhos que o “Homem” usa nos dias de hoje funcionam a base de cargas eléctricas armazenadas em pequenos dispositivos (baterias) dai a necessidade de se ter a disposição uma rede eléctrica por perto onde se possa suprir estas e demais necessidades, sem esquecer de deixar de depender da corrente de barragens e das vantagens do uso de fontes cada vez mais limpas e económicas.


Como será que o sol e convertido em energia solar?
Como funciona o painel solar??

  Se constam da sua lista de dúvidas as anteriores, fique tranquilo/(a) prepare-se para deixa-las para traz assim que terminar de ler os próximos parágrafos.

Como será que o sol e convertido em energia eléctrica?
  Se fizermos uma analise detalhada sobre a origem das fontes que usamos nos dias de hoje, podemos perceber que grande parte delas sofrem a intervenção do sol, pois e, se não dava relevância saiba desde já que o sol e considerado a fonte primaria na geração de energia eléctrica. Analisemos o caso da energia hidráulica, sim a que e produzida em barragens hidroeléctricas, mesmo parecendo que não, o sol detêm de larga importância na geração de energia eléctrica através das aguas, sim meu carro, a corrente das aguas não e condição única e necessária para a produção de corrente eléctrica em CAHORA BASSA-Mocambique por exemplo, o sol tem grande influencia,.

  Ora vejamos, para que seja produzida corrente eléctrica na barragem, e necessário que uma certa quantidade de energia cinética proveniente de reservatórios mova um determinado número de turbinas acopladas a geradores de corrente eléctrica, por sua vez, para que tal energia cinética seja produzida no mar, e necessário que haja determinada quantidade de corrente de água muito forte, ou seja, a chuva e um grande potencial, e a chuva por sua vez e provocada pelas radiações solares, dai que se não houver sol o necessário para causar chuvas que posteriormente causarão correnteza no mar, a produção de corrente eléctrica nas barragens corre riscos de sofrer alterações.

Voltando a produção de energia eléctrica através do sol, comecemos por perceber o funcionamento de um material com larga importância neste processo, o painel solar
 Como funciona o painel solar?
O painel solar foto voltaico: (mais usado), e um equipamento electrónico constituído por varias células foto voltaicas formadas por pelo menos duas camadas de materiais semicondutores, (uma com substancias do tipo P e outra do tipo N) em um único circuito.

Princípio de funcionamento
A luz solar e composta de fotões que possuem diferentes quantidades de energia dependendo do comprimento de onda do espectro solar, e uma vez sabido que os semicondutores sofrem o “efeito fotovoltaico-caracterisado pela passagem de electrões da barreira de potencial quando a energia dos fotões provenientes da radiação solar e superior a da barreira de potencial”, uma placa de painel solar simplesmente e exposta ao sol de modo a que receba ou seja afectada pela radiação solar para que caso de a energia dos fotões seja maior que a energia da barreira de potencial possibilite a realização do efeito foto voltaico e deste modo conduza a corrente eléctrica pelas suas células e dai a proporcione a tão esperada corrente eléctrica.
Feito isso já pode retornar a curiosidade, como o sol transformado em corrente eléctrica
E muito simples, a “conversão do sol em energia eléctrica” ou seja, a passagem de electrões através da barreira de potencial devido a energia do fotão (quando e superior a da barreira de potencial) e feita no painel solar, o resto são simples transformações de acordo com as necessidades da carga ou do consumidor visto que a forma de energia produzida neste processo e continua (DC) no entanto, de acordo com as necessidades de uso são feitas transformações adequadas. Observe abaixo um modelo genérico de captura e conversão de energia solar em eléctrica para diferentes cargas.  


  Note que temos no diagrama em blocos acima um estabilizador, neste caso ele tem a função de evitar sobrecargas aos estágios seguintes do circuito, porque as baterias armazenam corrente eléctrica contínua elas devem estar a saída do estabilizador para reduzir custos de transformadores,etc. Temos também na figura um inversor após o estabilizador, este que serve para converter a corrente contínua do estabilizador em alternada para o caso de cargas que necessitem de tal tipo de sinal(instalações residenciais,etc) e por fim um medidor alternativo para verificar as quantidades das grandezas de saída.

  E importante deixar ficar que os semicondutores de silício são os mais usados na construção de células uma vez visto que o seu rendimento ronda entre os 25 e 30%

Sem comentários:

Enviar um comentário